O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), da Universidade de São Paulo (USP), constatou que o mecanismo imunológico observado na COVID-19 pode ser observado em outra doença, a Sepse.
Os pesquisadores observaram que os pacientes que estavam em estágio grave da COVID-19 desenvolveram em seu organismo uma resposta inflamatória descontrolada e lesiva. Tal resposta é similar aos casos de Sepse.
“Por ser uma infecção viral, o processo inicial da Covid-19 é diferente. Mas, a partir de certo momento, o quadro se torna muito semelhante ao da sepse. Os mediadores inflamatórios são os mesmos e observamos que, nos dois casos, há participação das NETs (armadilhas extracelulares neutrofílicas)”, disse Fernando Cunha, coordenador da CRID.
O que é a Sepse
A sepse, antigamente conhecida como septicemia ou infecção no sangue, é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.
A infecção não está em todos os locais do organismo. Muitas vezes a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, no pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação. Essa reação do nosso corpo busca combater o agente da infecção.