A capacitação gratuita, destinada à jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil, busca promover a geração de emprego e renda em tempos de pandemia
O Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e com o Fórum da Juventude da CPLP, lança nesta terça-feira (27), a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora. Com o objetivo de capacitar jovens entre 17 e 29 anos para se tornarem empreendedores, o programa é dividido em 11 etapas que abordam finanças; comunicação online e offline; gestão de pessoas; redes de relacionamentos; marketing e vendas.
Adaptado para o formato online – em função da pandemia do Coronavírus –, o programa gratuito, que já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 1.000 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal, acontece entre os dias 24 e 28 de maio, das 18h às 22h, por meio do site www.juventudeempreendedora.com As inscrições poderão ser realizadas no mesmo site a partir do dia 27 de abril.
“Queremos oferecer oportunidades concretas para a geração de emprego e renda entre jovens nestes tempos de pandemia. Com 19 milhões de brasileiros e brasileiras passando fome e com as diferentes formas de violação de direitos aos quais o nosso povo tem sido submetido, não podemos esperar por soluções ideais para um tempo futuro, a geração de renda precisa ser agora e por isso realizamos o Juventude Empreendedora”, afirma o presidente do CONJUVE, Marcus Barão.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, corroboram a gravidade da situação e apontam que a taxa de desemprego entre jovens ficou em 29,8% ao fim de 2020, mais que o dobro da taxa média entre a população geral. O que representa um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2019. É a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.
Esse contexto tem forte influência no processo de desenvolvimento da população jovem no Brasil, com impacto significativo na segurança alimentar, na evasão escolar e na vulnerabilidade juvenil aos efeitos da pandemia.
“Temos trabalhado em um pacote de medidas e ações de pressão junto ao poder público para mudar essa realidade, mas o Juventude Empreendedora é uma das respostas imediatas para jovens que não podem esperar por uma mudança de conjuntura. A metodologia foi aplicada em diversos países e em todas regiões do Brasil, de maneira bem-sucedida. Ela extremamente prática e voltada para a geração de renda imediata. É uma oportunidade e esperança para jovens em tempos difíceis”, completa o presidente do CONJUVE.
Metodologia by necessit
Criada pelo presidente da Besouro Agência de Fomento Social, Vinícius Mendes Lima, a metodologia by necessit, abordada no programa Juventude Empreendedora, trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios, adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.
Desde a sua criação, em 2019, o programa Juventude Empreendedora contabilizou 30 mil inscritos; 27 mil alunos certificados como empreendedores; e impactou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Conselho Nacional da Juventude
O CONJUVE é a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Ele foi criado como órgão autônomo em 2005 pela Lei 11.129, e reúne algumas das principais organizações da sociedade civil e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público. Entre as suas atribuições está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis, e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. O CONJUVE ainda cumpre o importante papel de coordenar a Conferência Nacional de Juventude, que em sua última edição mobilizou 600.000 jovens de todo o Brasil, e a sua atuação foi determinante para a concretização de marcos históricos como a Emenda Constitucional 65 (que incluiu as juventudes na Constituição), o Decreto que instituiu o Sistema Nacional da Juventude e a aprovação da Lei do Estatuto da Juventude no Brasil.
A Besouro
O objeto social da Besouro Agência de Fomento Social é o desenvolvimento de programas e capacitações que zelem pelo atendimento ao fundamental da existência humana. Busca-se os direitos sociais básicos, como a educação, saúde, o desenvolvimento pessoal e do seu entorno, o interesse e empoderamento cidadão, bem como a formação cidadã capaz de gerar oportunidades.
A agência é uma organização privada de interesse público em que o capital entregue é o intelectual – pautada pelos valores sociais de inclusão e bem estar, vê nas parcerias públicoprivadas um caminho para o atendimento das exigências sociais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Besouro Agência de Fomento Social