Encontro Nacional de Conselhos de Juventude em conjunto com a 55º Reunião Ordinária do Conjuve

Entre os dias 08 e 11 de novembro ocorreu no Interlegis, localizado no Senado Federal, em Brasília, o Encontro Nacional de Conselhos de Juventude em conjunto com a 55º Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), que reuniu Conselheiros e Conselheiras Nacionais e Estaduais de Juventude de todo o Brasil. Este encontro é um…

Leia Mais

PV é recebido na embaixada da Guatemala

Verdes pedem libertação de ambientalistas detidos no país. Na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, os dirigentes nacionais, Aluízio Leite, secretário de Relações Internacionais, e Rayssa Tomaz, representando a liderança do PV na Câmara dos Deputados, estiveram com o embaixador da Guatemala no Brasil, Arturo Romeo. Na ocasião, os dirigentes entregaram ofício assinado pelos deputados…

Leia Mais

Ernesto Araújo deixa comando do Itamaraty após pressão do Congresso

Mais de dois anos depois de ter proferido seu discurso inaugural como chanceler, quando prometeu alinhar o Ministério das Relações Exteriores aos anseios dos eleitores de Jair Bolsonaro, Ernesto Henrique Fraga Araújo deixou o cargo nesta segunda-feira (29) —sob pressão do Congresso. Ernesto, que à época de sua posse era um desconhecido diplomata recém-promovido a…

Leia Mais

Apoiado pela JPV, CONJUVE lança pesquisa para ouvir jovens sobre a pandemia

Questionário da consulta “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19”) ficará disponível pela internet até  5 de abril Um ano após o início da pandemia de COVID-19, garantir direitos para a população jovem brasileira tornou-se um desafio complexo. Em busca de respostas dos próprios jovens sobre como a crise sanitária os afeta e como eles…

Leia Mais

Partido Verde se destaca na Assembleia Legislativa com a presidência e a vice-presidência

O Partido Verde assume papel de destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A sigla agora tem o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade e o primeiro vice-presidente, deputado Carlinhos Bessa. Representante da cidade de Tefé, Bessa foi eleito primeiro vice-presidente por aclamação na sessão híbrida desta quarta-feira (24). Ele foi o único parlamentar candidato…

Leia Mais

Presidente da Assembleia de MG Agostinho Patrus (PV) instala CPI de “fura-fila” da vacina

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Agostinho Patrus (PV) declarou hoje (11), que instalará uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar funcionários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Os servidores, que estão em home office, foram vacinados contra a Covid-19, mesmo sendo fora do grupo…

Leia Mais

Protagonismo da JPV ganha destaque internacional

Após os esforços destinados às eleições de 2020 para garantir que 3% do fundo eleitoral fossem destinados aos jovens candidatos verdes, a Juventude do Partido Verde foi escolhida como representante do continente americano na Newsletter da Global Young Green (GYG). Mensalmente, são divulgadas ações que se tornaram destaques em cada uma das federações (África, Américas, Ásia-Pacífico, Europa). A…

Leia Mais

Jovens Verdes eleitos crescem nas eleições municipais de 2020

As eleições municipais de 2020 , ocorridas excepcionalmente em novembro por conta da pandemia de covid-19, mostraram que a Juventude do Partido Verde segue conquistando cargos importantes, ao total tivemos 174 (cento e setenta e quatro) candidatos eleitos em todo o território nacional, sendo que desses os 4 (quatro) maiores colégios eleitorais do Brasil foram:…

Leia Mais

Cerca de 13,3 milhões de brasileiros fizeram teste da covid até julho

Cerca de 13,3 milhões de pessoas fizeram algum teste para coronavírus até julho deste ano no Brasil, segundo a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa diz que cerca de 20,4% dos testados, o que representa 2,7 milhões de pessoas, obtiveram…

Leia Mais

Queiroz prestará novo depoimento sobre vazamento de investigação para Flávio

Ministério Público Federal vai tomar um novo depoimento do ex-assessor Fabrício Queiroz sobre as suspeitas de vazamento da Operação Furna da Onça para a equipe do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O procurador Eduardo Benones, que conduz a investigação, determinou a intimação de Queiroz para que seja ouvido no início de setembro. Será o segundo depoimento do ex-assessor para Benones. O…

Leia Mais

BC dos EUA aborda desvalorização do real e turbulência política no Brasil em reunião

A ata da última reunião de política monetária do Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) divulgada nesta quarta-feira (19) trouxe uma referência ao Brasil, citando que o real desvalorizou ante o dólar entre as reuniões de junho e julho do Fed em meio à “turbulência política” e a “crescentes” casos de Covid-19 no…

Leia Mais

Câmara dos Deputados derruba veto de Bolsonaro ao uso de máscaras

A Câmara dos Deputados derrubou por 454 votos a 14 nesta quarta-feira (19) os vetos presidenciais ao uso obrigatório de máscaras em razão da pandemia do novo coronavírus e às medidas de proteção social e combate à Covid-19 nos territórios indígenas e quilombolas. O presidente havia vetado a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e industriais, templos…

Leia Mais

Nova fase da Lava Jato mira em suposta fraude em contratos da Transpetro

A Polícia Federal (PF), em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 19, a Operação Navegar é Preciso, fase 72 da Lava Jato para combater suposta fraude em licitação da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustível e pela importação e exportação de petróleo e derivados, para compra e…

Leia Mais

Pediatras alertam para queda na vacinação infantil durante a pandemia

Na avaliação de 73% dos pediatras, as crianças estão deixando de ser vacinadas durante a pandemia de coronavírus. O dado faz parte da pesquisa divulgada hoje (19) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Foram ouvidos por formulário online 1.525 médicos de todos os estados brasileiros. Segundo…

Leia Mais

Deputado da CPI das Fake News é condenado por espalhar informações falsas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira o deputado Eder Mauro (PSD-PA) por difamação. Ele alterou um discurso do ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e divulgou no Facebook. A versão modificada da fala do parlamentar fluminense era preconceituosa contra negros e pobres. Atualmente,  Eder Mauro é integrante da  Comissão Parlamentar Mista de Inquérito…

Leia Mais

Quase metade dos governadores já contraiu Covid-19; veja a lista

O Brasil já tem 48% de seus governadores com diagnóstico confirmado para Covid-19. São 13 chefes de Executivo estadual que já anunciaram ter contraído o novo coronavírus, incluindo Wilson Lima (PSC), do Amazonas, e Wellington Dias (PT), do Piauí, os últimos que confirmaram diagnóstico de Covid-19 na última semana. O País tem 27 governadores, incluindo…

Leia Mais

Ministério Público aguarda decisões de Aras sobre força-tarefa da Lava Jato

Em suas últimas manifestações, o procurador-geral da República, Augusto Aras, adotou tom conciliatório, destoando dos ataques abertos dirigidos à força-tarefa da Lava Jato e a membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). Internamente, porém, o grau de incerteza sobre os próximos passos do chefe do MPF segue elevado. Nos bastidores, mais do que acenos,…

Leia Mais

Covid-19 chega a 98,7% dos municípios brasileiros, diz levantamento

A Covid-19 já atinge 98,7% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Globonews. Neste domingo (16), o Brasil chegou ao total de 107.305 óbitos por causa da doença e 3.318.168 brasileiros infectados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) desde o começo da pandemia. A região Norte do país foi a primeira a registrar 100% do seu território com casos do novo coronavírus. De…

Leia Mais

Datafolha: reprovação do Congresso aumenta e STF fica estável

O Datafolha publicou no último domingo (16) uma nova pesquisa sobre a avaliação do desempenho das instituições. O Congresso Nacional teve aumento da reprovação, enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) se manteve estável tanto nos índices de aprovação quanto reprovação. As taxa de aprovação dos parlamentares do Congresso Nacional foram as seguintes: Ótimo ou bom: 17% (Pesquisas anteriores: 18%, 14%,…

Leia Mais

Hospital da ONU salva indígenas venezuelanos infectados no Brasil

Um hospital de campanha montado em Boa Vista, Roraima, no norte do país, salvou indígenas venezuelanos infectados pelo novo coronavírus, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). “Achei que fosse morrer”, disse Dialisa Mata, de 25 anos, mãe de três filhos, indígena da etnia warao, da Venezuela, que contraiu a…

Leia Mais

Diretor do Butantan diz que vacina contra Covid-19 poderá ser produzida já em outubro

“A vacina estará disponível para produção a partir de outubro. Temos previsão inicial de 60 milhões de doses que serão aplicadas apenas quando comprovada a eficácia do medicamento”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em entrevista a CNN, nesta segunda-feira (3). O início da produção da vacina que está sendo desenvolvida pelo órgão brasileiro em…

Leia Mais

MPF prorroga inquérito sobre vazamento de operação da PF para Flávio Bolsonaro

O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou por mais 90 dias a investigação que apura se houve vazamento da Polícia Federal (PF) sobre a Operação Furna da Onça para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos). A investigação faz parte do procedimento aberto para apurar declarações feitas pelo ex-aliado do governo, o empresário e pré-candidato à prefeitura do Rio, Paulo Marinho (PSDB),…

Leia Mais

Equipe do governo estuda estender auxílio emergencial até o fim de 2020; veja novo valor

Auxílio emergencial pode ser mantido até o fim do ano. Nessa semana, representantes do governo federal anunciaram que a equipe econômica está estudando a possibilidade de prorrogar o pagamento do corona voucher mediante a permanência da pandemia do novo coronavírus. A decisão ainda precisará ser avaliada pelo Congresso, mas prevê uma redução de R$ 400 nas parcelas,…

Leia Mais

Tragédia: Explosão de grande proporção em Beirute, no Líbano, choca o mundo

Uma forte explosão em uma região portuária de Beirute, no Líbano, gerou pânico nos moradores da região e assustou internautas que tiveram acesso às imagens, viralizadas na internet. Na tarde desta terça-feira (4/8), um local que seria usado como depósito explodiu destruindo casas e carros a quilômetros de distância do ocorrido. Ainda não se sabe o motivo…

Leia Mais

Ministério da Educação divulga resultado do Fies

A partir desta terça-feira (4), o Ministério da Educação (MEC) divulga o resultado dos candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A complementação da inscrição desses estudantes começa hoje mesmo e segue até as 23h59 de quinta-feira (6). Nesta edição, 107.875 inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior. Lista de espera…

Leia Mais

STF tem maioria para suspender na pandemia operações policiais no Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor da suspensão de  operações policiais em comunidades do estado do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19. Cinco ministros decidiram referendar a decisão liminar do ministro Edson Fachin, que restringiu as ações. Dessa forma, fica valendo a determinação de que as operações deste tipo só…

Leia Mais

Rússia se prepara para vacinação em massa contra o coronavírus em outubro

A Rússia está se preparando para iniciar uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus em outubro. Segundo informações da agência russa RIA, o ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko, afirmou que os testes clínicos de uma possível vacina contra o coronavírus, produzida pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, foram concluídos com…

Leia Mais

Governo quer zerar contribuição patronal sobre mínimo em troca de ‘nova CPMF’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pretende zerar a contribuição patronal ao INSS sobre remunerações de até um salário mínimo. A medida seria uma das compensações à “contribuição sobre pagamentos eletrônicos”, novo tributo nos moldes da antiga CPMF que a equipe econômica quer criar na reforma tributária. Segundo Guedes, a proposta de mudança no pagamento…

Leia Mais

Lava Jato Rio pede que STF reconsidere compartilhamento de dados com PGR

A força-tarefa da Lava Jato no Rio requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que reconsidere a decisão que autorizou o compartilhamento de “todas as bases de dados utilizadas e obtidas nas investigações” do grupo fluminense com a Procuradoria-Geral da República. Os procuradores afirmam que a reclamação da PGR, que solicitou os dados sigilosos das investigações,…

Leia Mais

Entenda como pessoas que não tiveram Covid-19 podem ter imunidade ao vírus

O sistema imunológico de algumas pessoas que não foram expostas ao novo coronavírus podem ter familiaridade com o patógeno — fato que possivelmente ajuda a reduzir a severidade da Covid-19 no organismo que contraia a doença, um novo estudo sugere. Publicado pela revista Nature na quarta-feira (29), o estudo encontrou, entre 68 amostras de adultos…

Leia Mais

Toffoli suspende duas investigações da Lava Jato contra José Serra

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, ordenou nesta quarta-feira (29) a suspensão das investigações sobre supostos esquemas de caixa dois e de lavagem de dinheiro envolvendo o senador José Serra (PSDB-SP). Nos dois casos, Toffoli determinou a suspensão das investigações até a análise do ministro Gilmar Mendes, o relator de ambos os processos. O presidente do…

Leia Mais

Primeira-dama Michelle Bolsonaro é diagnosticada com covid-19

A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi diagnosticada com covid-19 nesta quinta-feira (30). De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social, a primeira-dama apresenta “bom estado de saúde” e seguirá todos os protocolos estabelecidos. “A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República”, informaram. *Com informações do Portal R7

Leia Mais

10 mil pessoas recebem a vacina de Oxford no Reino Unido; teste avança no Brasil

A vacina produzida pela Astrazeneca em conjunto com a Universidade de Oxford  já foi testada em quase 10 mil pessoas no Reino Unido, um passo fundamental para encontrar a imunização que promete controlar a pandemia. O Brasil também está em estágio avançado para receber os testes da vacina britânica: inicialmente, 5 mil voluntários receberão doses de teste. O…

Leia Mais

PF realiza operação contra desmatamento ilegal no Pará

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação contra desmatamento no Pará, nos municípios de Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, sete mandados de afastamento do emprego ou função pública, quatro de suspensão de atividade, sete de sequestro de bens e 14 mandados de medidas…

Leia Mais

Moro diz que desconhece segredos ilícitos da Lava Jato

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, disse desconhecer “segredos ilícitos” da operação Lava Jato, da qual ele participou como principal juiz na primeira instância. “Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava Jato. Ao contrário, a Operação sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas pelos tribunais de segunda instância…

Leia Mais

Ex-senador Vicentinho Alves é nomeado para cargo no Ministério do Turismo

O ex-senador do centrão Vicentinho Alves (PL-TO) ganhou um cargo no Ministério do Turismo. Ele foi nomeado para ser secretário nacional de Infraestrutura da pasta pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A mudança foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. Vicentinho não conseguiu renovar o mandato de senador por Tocantis na eleição de…

Leia Mais

Ministério da Educação quer rediscutir regras para escolha de reitores

A mudança de regras na escolha de reitores das universidades públicas, que tanto levantou polêmica na gestão do ex-ministro Abraham Weintraub, continua a mobilizar funcionários do MEC (Ministério da Educação), que aguardam o retorno do ministro Milton Ribeiro para tocar o assunto. Em julho e agosto, não há indicações de reitores previstas, o que é…

Leia Mais

Vivo, Claro e Tim voltam à cena e oferecem R$ 16,5 bi pela Oi Celular

Claro, TIM e Vivo formalizaram nova oferta vinculante pela Oi Móvel. As operadoras apresentaram uma proposta de R$ 16,5 bilhões pela companhia e consideram a possibilidade de assinar um contrato de longo prazo com a Oi Fixa para fornecimento de infraestrutura. Com isso, o grupo de teles espera superar o negócio proposto pela Highline, que quer se consolidar como um provedor…

Leia Mais

Impeachment Witzel: vice-governador do RJ já teria nome para a secretaria de Saúde

Segundo informação publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim, no Jornal O Globo, o vice-governador do estado do Rio, Claudio Castro, teria dito em conversas privadas que, se assumir mesmo o governo do Rio de Janeiro no, chamará o ex-ministro José Gomes Temporão para ocupar sua secretaria de Saúde. O pedido de impeachment do Governador…

Leia Mais

A pedido de Aras, Toffoli arquiva abertura de inquéritos da delação de Sergio Cabral

A pedido do procurador-geral da República Augusto Aras, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou a abertura de inquéritos com base na delação premiada do ex-governador Sergio Cabral, assinada com a Polícia Federal. De acordo com fontes com acesso ao caso, Toffoli acolheu pedido de arquivamento de três inquéritos que iriam investigar…

Leia Mais

Alerj vai recorrer de decisão de Toffoli sobre impeachment de Witzel

A Assembleia Legislativa do Rio decidiu na manhã desta terça-feira (28/7), recorrer da decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que desmontou a comissão especial formada para analisar o impeachment do governador Wilson Witzel. Toffoli entendeu, em concordância com a defesa do mandatário, que o colegiado de 25 deputados formado para elaborar…

Leia Mais

Deputado questiona ministério sobre punições por vazamento de óleo na costa brasileira

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou nesta segunda-feira (27) requerimento de informações ao Ministério do Meio Ambiente no qual apresenta uma série de questionamentos relacionados ao derramamento de óleo ocorrido no litoral brasileiro no segundo semestre de 2019. Entre os principais pontos apresentados no requerimento estão perguntas sobre os programas e projetos voltados à…

Leia Mais

Governo Bolsonaro me usou como desculpa, diz ex-ministro Sergio Moro

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro disse em entrevista ao jornal britânico Financial Times que o governo de Jair Bolsonaro usou sua presença na equipe ministerial como desculpa para demonstrar que medidas anticorrupção estariam sendo tomadas. O ex-ministro afirmou que o governo não estava fazendo muito e que esta agenda tem sofrido reveses desde 2018,…

Leia Mais

Presidente do STJ, João Otávio de Noronha, testou positivo para a Covid-19

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, testou positivo para a Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa do STJ, ele está assintomático e vai trabalhar da própria residência. Nos últimos dias, Noronha tem sido criticado por ter concedido prisão domiciliar para o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) Fabrício Queiroz e a mulher,…

Leia Mais

Sem máscara, Bolsonaro passeia de moto e conversa com garis

Diagnosticado com o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro passeou de moto na área externa do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira, 23. Sem usar máscara, o presidente parou para conversar com trabalhadores que faziam a limpeza do local. Apesar da expectativa pelo resultado negativo, Bolsonaro informou o terceiro teste positivo para a covid-19 na última…

Leia Mais

Alerj pede que STF não suspenda processo de impeachment de Witzel

 A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) encaminhou nesta quinta-feira (23) um pedido ao STF para que não seja suspenso o processo de impeachment do governador do estado, Wilson Witzel. A Alerj defende que mesmo se “houvesse inconstitucionalidade ou ilegalidade na composição da Comissão Especial, não haveria risco” para o governador, considerando que a comissão apenas…

Leia Mais

Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do Rio, vira réu por organização criminosa

O ex-secretário de Saúde do Rio, Edmar Santos, virou réu por organização criminosa e peculato (desvio de dinheiro público) na ação sobre fraudes na compra de respiradores para o combate ao coronavírus no Estado. A informação foi antecipada pela GloboNews e confirmada pelo O DIA. O Juiz Ruliere, da 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio,…

Leia Mais

MP de São Paulo denuncia Alckmin por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça Eleitoral. Na semana passada, Alckmin foi indiciado a partir de uma investigação com base em informações fornecidas por executivos do Grupo Odebrecht em acordos…

Leia Mais

EUA ordenam fechamento do consulado da China no Texas; Pequim fala em retaliação

O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quarta-feira (22) que a China “encerre todas as operações e eventos” no consulado chinês em Houston, no Texas. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da China, que classificou a ação como uma “escalada sem precedentes” nas recentes decisões tomadas por Washington. A porta-voz do Departamento…

Leia Mais

Câmara aprova PEC do novo Fundeb e amplia verba federal na educação básica

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e eleva a participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. O texto-base da proposta foi…

Leia Mais

Resultado de 4º teste de Bolsonaro para covid dá positivo

O presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) fez um novo teste para Covid-19 e deu positivo mais uma vez, o que significa que ele segue infectado. O resultado do novo exame saiu na manhã desta quarta-feira (22), após os exames feitos na noite da terça (21). Bolsonaro foi diagnosticado com o novo coronavírus em 7 de julho. A torcida de Bolsonaro ontem era…

Leia Mais

Ministro da Educação diz que está com Covid-19

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta segunda-feira, 20, ter testado positivo para a covid-19. Ao divulgar informação no Twitter, Ribeiro afirmou que está medicado e despachará remotamente. Ele é o segundo ministro a confirmar hoje estar infectado pelo coronavírus. “Acabo de receber agora pela manhã resultado positivo para Covid. Já estou medicado e…

Leia Mais

Márcia Aguiar coloca tornozeleira eletrônica após intimação da Justiça

Márcia Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, chegou por volta das 10h desta sexta-feira (17) à Central de Monitoramento do Estado do Rio. Intimada pela Justiça, ela compareceu ao local para colocar uma tornozeleira eletrônica. Márcia cumpre prisão domiciliar junto com o marido. Queiroz deixou o presídio no dia 10 de julho já com a tornozeleira eletrônica.…

Leia Mais

Por unanimidade, TCU concede aposentadoria proporcional a José Dirceu

O Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu, por unanimidade, a aposentadoria ao ex-deputado federal José Dirceu (PT-SP), condenado na Operação Lava Jato. O acordão, de relatoria de Augusto Nardes, estende o benefício a José Mentor e Saraiva Felipe, ex-ministros da Saúde, além do também investigado na Lava Jato, o ex-deputado José Linhares Ponte. Dirceu, que foi…

Leia Mais
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

71% dos brasileiros cortaram gastos na pandemia, diz pesquisa da CNI

A maioria dos brasileiros segue cortando gastos durante a pandemia do novo coronavírus, segundo revela levantamento do Instituto FSB Pesquisa. A consulta ouviu 2.009 pessoas, de 10 a 13 de julho, e teve os resultados divulgados nesta quinta-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, 71% dos brasileiros disseram ter reduzido seus gastos…

Leia Mais

Milton Ribeiro toma posse como ministro da Educação

O pastor e professor Milton Ribeiro tomou posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro da Educação. Ribeiro é o quarto ministro da Educação no governo Bolsonaro e foi anunciado como novo chefe da pasta na sexta-feira (10), por meio de uma rede social. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, e o presidente Jair Bolsonaro, que está com coronavírus, participou por…

Leia Mais

Eleições 2020: Barroso veta biometria para evitar aglomeração nas eleições

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, determinou a retirada das máquinas de checagem da biometria da eleições deste ano. Barroso seguiu as orientações do grupo de médicos e técnicos da corte, que realizaram um estudo que comprova que a biometria poderia representar 70% do…

Leia Mais

Ex-ministro Geddel Vieira Lima tem prisão domiciliar concedida pelo STF

Uma liminar deferida pelo ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta terça-feira (14) permitiu que o ex-ministro Geddel Vieira Lima fosse enviado para prisão domiciliar por causa dos perigos de contaminação com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Geddel foi  condenado a 14 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro…

Leia Mais

Apoio a Bolsonaro nas redes é minoritário, mas coeso e mobilizado, aponta FGV

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro são minoria no debate sobre a pandemia de coronavírus travado no Twitter, mostra um relatório produzido pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) ao qual a BBC News Brasil teve acesso antecipadamente. Segundo essa análise, as discussões envolvendo a crise de covid-19 no…

Leia Mais

Advogada de Bolsonaro tenta recuperar contas derrubadas pelo Facebook

Karina Kufa, advogada que defende o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está tentando recuperar as contas de aliados de Bolsonaro que foram derrubadas na última semana pelo Facebook . Ela está desenvolvendo uma estratégia jurídica que possibilite a retomada dessas contas, segundo divulgou nesta terça-feira (14) a coluna de Andréia…

Leia Mais

Bolsonaro é alvo de notícia-crime por tirar máscara e expor imprensa

O advogado Ricardo Bretanha Schmidt protocolou uma nova  notícia-crime contra presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por ter  tirado a máscara durante uma coletiva na qual ele comunicou à imprensa que estava com Covid-19 . O jurista alega que, ao tirar o equipamento, o presidente colocou os profissionais de imprensa em risco. A ação foi protocolada…

Leia Mais

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências para mais 1,2 milhão de beneficiários

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta segunda-feira (13) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam entre julho e setembro – um total de 1,2 milhão de trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de…

Leia Mais

Nota de Pesar

É com muita tristeza que o PV se despede de uma das pessoas mais importantes do Brasil em tempos tão difíceis. Sirkis foi pioneiro na luta pelo meio ambiente, sempre defendeu uma sociedade mais justa, igualitária, sustentável e livre. Estava à frente de seu tempo, vai fazer muita falta, mas a marca que deixou nesse…

Leia Mais

Bolsonaro sanciona, com um veto, projeto que suspende pagamento do Fies até o fim do ano

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (9), com um veto, o projeto que suspende o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro. A sanção foi publicada na madrugada desta sexta (10) no “Diário Oficial da União” (DOU). O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o…

Leia Mais

STJ concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, que está foragida

O ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (9) conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar. Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Queiroz está preso desde 18 de junho, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo. O relator do caso é…

Leia Mais

Voos do Brasil serão liberados quando houver segurança, sem influência política, diz secretário dos EUA

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira (8) que a volta dos voos entre os dois países seguirá uma decisão “formal baseada em ciência e razão, não em política”. Os Estados Unidos anunciaram no fim de maio que iriam barrar a entrada de pessoas vindas do Brasil…

Leia Mais

Facebook derruba rede de páginas e contas falsas ligadas a Bolsonaro

O Facebook desarticulou nesta quarta-feira (8) uma rede de 73 contas, 14 páginas e um grupo na rede social e no Instagram de funcionários de gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de envolvidos com o PSL, partido pelo qual o presidente…

Leia Mais

Governo Trump informa Congresso que EUA estão se retirando da OMS

O governo de Donald Trump notificou o Congresso dos Estados Unidos e a ONU nesta terça-feira sobre a saída formal do país da Organização Mundial de Saúde (OMS). A informação sobre o envio da notificação ao Congresso foi confirmada inicialmente pelo senador democrata Robert Menendez. “O Congresso recebeu a notificação de que o presidente está…

Leia Mais

Bolsonaro sanciona com vetos lei de prevenção da covid-19 para indígenas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou hoje, com vetos, a lei 14.021, que prevê medidas de proteção social para prevenção do contágio e disseminação da covid-19 em territórios indígenas e quilombolas. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Entre os itens vetados do projeto original estão a obrigação do governo de…

Leia Mais

PF indicia governador do MS em caso de recebimento de propinas

  A Polícia Federal indiciou o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. O governador negou as irregularidades e disse que recebeu a notícia com “estranheza e indignação”. As informações são do jornal O Globo. De acordo com o inquérito…

Leia Mais
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Bolsonaro veta medida que prorrogava desoneração da folha salarial até 2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a medida provisória que permite a redução da jornada de trabalho e do salário em razão da pandemia do novo coronavírus. Entre os pontos vetados, está a prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia. Ele anunciou a sanção em…

Leia Mais

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. O resultado do exame foi anunciado nesta terça-feira (7). “Acabou de dar positivo”, disse Bolsonaro no Palácio da Alvorada. “Vou seguir o protocolo de isolamento.” O presidente relatou ter sentido os primeiros sintomas da Covid-19 ainda no domingo (5).…

Leia Mais
Imagem: Reprodução

Sisu oferta 51 mil vagas, inscrições abrem nesta terça (7)

As inscrições para a edição 2020 do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (7). Estudantes interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10). Mais de 51 mil vagas serão oferecidas em instituições do país. Pela primeira vez,…

Leia Mais
(Antonio Cruz/Agência Brasil)

Randolfe Rodrigues pede devolução de mensagem que amplia veto a uso de máscaras

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta segunda-feira (6) um pedido de devolução imediata da alteração do veto parcial à lei que obriga o uso de máscara durante a pandemia do coronavírus (Lei 13.979, de 2020).  O requerimento foi destinado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também preside o Congresso Nacional.   O novo…

Leia Mais

Auxílio: Caixa libera saque de 1ª parcela do 3º lote a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (6), os beneficiários do terceiro lote do auxílio emergencial de R$ 600 podem começar a sacar os R$ 600 referentes à primeira parcela. Os valores já estavam disponíveis na conta digital dos trabalhadores, mas os saques em dinheiro só serão possíveis a partir desta semana. Os saques poderão ser realizados seguindo…

Leia Mais

MPF denuncia José Serra por lavagem de dinheiro; senador é alvo de buscas pela PF

Nova fase da Operação Lava-Jato deflagrada nesta sexta-feira (3) tem como alvo o ex- governador e atual senador José Serra (PSDB-SP). Ele foi denunciado, junto com a sua filha Verônica Allende Serra, pelo Ministério Público Federal por suspeita de lavagem de dinheiro transnacional. A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão em São…

Leia Mais

STF estabelece prazo de 5 dias para Pazuello se manifestar sobre protocolo da cloroquina

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, preste informações em uma ação que cobra a suspensão imediata do protocolo adotado pela pasta que permite o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, mesmo para casos…

Leia Mais

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscara no comércio, em escolas e em igrejas

Em ato publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos a Lei Nº 14.019/2020, aprovada pelo Congresso Nacional para tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos durante a pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19. Ao…

Leia Mais

Adiamento do ENEM 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto ao Ministério da Educação (MEC), anunciaram nesta quarta-feira (1) que cerca de 1,1 Milhão de estudantes participaram de uma enquete realizada para saber dos vestibulandos qual seria a melhor data para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo o levantamento, cerca de 50%…

Leia Mais

USP descobre possível tratamento para COVID-19

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), da Universidade de São Paulo (USP), constatou que o mecanismo imunológico observado na COVID-19 pode ser observado em outra doença, a Sepse. Os pesquisadores observaram que os pacientes que estavam em estágio grave da COVID-19 desenvolveram em seu organismo uma resposta inflamatória descontrolada e lesiva. Tal resposta…

Leia Mais

NOTA DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO EM DEFESA DA SAÚDE, DOS EMPREGOS E DOS SALÁRIOS E COBRAR DOS BANQUEIROS SUA COTA NESTA CRISE

Reunidos para analisar a conjuntura nacional e os impactos da crise do coronavírus sobre a saúde pública, a economia e a vida da população, os partidos políticos de oposição declaram: 1) É urgente mobilizar todos os recursos financeiros e logísticos para adquirir, dentro e fora do país, equipamentos hospitalares e de proteção ao público e…

Leia Mais

Coronavírus: vereador doa 50% do salário para a compra de alimentos aos mais pobres

Natalini anunciou que irá fazer uma redução de 50% de seu salário para instituições de caridade durante a quarentena do coronavírus “Decidi doar metade do meu salário de Vereador para comprar alimento para quem mais precisa. Enquanto durar a pandemia. Vou fazer a doação à entidade que confio, e vou convidar outros parlamentares para fazer…

Leia Mais